sexta-feira, abril 04, 2008

TEXTO PRODUZIDO PELA ALUNA KATIA SHEILA SOBRE A DISCIPLINA

KATIA,

O TEXTO FICOU MUITO BOM...FICO FELIZ EM SABER QUE CONTRIBUI UM POUCO PARA SUA FORMAÇÃO DOCENTE.


INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE

Kátia Sheila Costa de Oliveira Ferreira[1]

O que dizer sobre essa disciplina ou sobre o que ela deixou para a minha formação? Quando começamos a cursá-la imaginei que iríamos chegar ao término da mesma sabendo tudo sobre os programas de informática. Achava que ela estava na grade curricular para que aprendêssemos a manusear a máquina e assim ensinássemos as crianças a fazer o mesmo. Estava enganada, a disciplina iria muito mais além.

Um breve histórico falando sobre a informática, a importância de se quebrar paradigmas, os modelos tecnológicos ultrapassados e os atuais, a importância da inclusão digital, exemplos de aulas (língua portuguesa, matemática, geografia, biologia...), as visões céticas e otimistas da Informática em Educação... foram alguns dos temas que embasaram esta disciplina.

Vimos ainda: Formas de uso dos computadores em sala de aula (simulação, jogos, comunicação...) e open office, esta aula para mim foi bastante significativa, principalmente a parte prática, por se tratar de algo que já havia precisado várias vezes e como não sabia manipular o programa, precisava pedir a outros que o fizessem por mim.

Toda a parte teórica foi importantíssima para quebrar conceitos antes formados sobre a disciplina. A partir de tudo o que foi visto, percebi que a informática não está na educação apenas para ensinarmos as crianças a ligar um computador e trabalhar com alguns programas, mas está para auxiliar em todas as demais disciplinas, com pesquisas e novas metodologias. Além disso, ela é uma ferramenta importante para o professor, com ela é possível elaborar aulas mais dinâmicas, gerenciar notas, agendar horários e organizar diários de classe, dentre outras coisas.

Com as aulas práticas a visão sobre os objetivos da disciplina ampliou-se. Muitas vezes me questionei: como é possível ao professor trabalhar informática em sua escola, quando a mesma não dispõe de computadores suficiente para o número de alunos em classe? Ou ainda: como trabalhar as novas tecnologias, quando a escola não possui um computador sequer? Continuo achando que não é um trabalho fácil, mas hoje, acredito ser possível.

Na faculdade de educação a situação de disponibilidade de computadores não é diferente. Não há sequer uma sala de informática. Para a disciplina foi necessário utilizarmos o laboratório de outra faculdade. A partir da realidade vivida por nós no curso, foi que percebi o quanto é trabalhoso, mas percebi também que com força de vontade podemos levar o novo aos nossos alunos.

Neste ultimo mês, estive fazendo o meu estágio de regência, obrigatório no final do curso, lá descobri que o governo tem um programa para as turmas de 5º ano de inclusão digital. As crianças de escolas, onde não há computadores, uma vez por semana ou a cada 15 dias, vão para uma escola de porte maior onde haja computadores e lá eles tem aulas sobre o mesmo. O interessante é que cada aula tem um tema, dentro de alguma disciplina, mostrando a interdisciplinaridade, coisa que nos foi mostrada dentro da disciplina. Não tenho como dizer se o programa realmente funciona na prática. Citei-o aqui porque foi algo que aconteceu exatamente durante o período em que estava cursando a disciplina e que me chamou a atenção. Também por ser um fato que, mesmo indiretamente, me fez reportar a metodologia dispensada a nossa turma. Mesmo não havendo computadores suficientes, foi possível trabalhar com todas sem exceção. Horas duas usando o mesmo PC, em outro momento dividindo a turma para fazer um trabalho mais individualizado. E assim a disciplina foi desenvolvida.

Não podendo esquecer que para mostrar que vários podem ser os portadores das novas tecnologias, a disciplina foi encerrada com chave de ouro com uma oficina, onde elaboramos planos de aulas, com diversos tipos de materiais, exemplo: Jogos, livros, panfletos...entre outros. Além de temas variados.

Falarei aqui baseada no trabalho que meu grupo realizou, quando recebemos o material (um livro), ficamos imaginando como trabalhar em informática com aquele tema. O assunto seria: O novo Pai – a dimensão da paternidade. Para nossa surpresa, foi mais fácil do que imaginávamos. Tínhamos um leque de opções para trabalharmos. Pesquisa em jornais, internet, revistas, produção de textos...enfim, muito poderia ser trabalhado, com aquele simples tema e simples material.

Posso não ter saído conhecendo tudo sobre informática, e hoje, vejo que não era esse o objetivo, mas saí compreendendo que posso levar as novas tecnologias para a sala de aula, mesmo que aparentemente não haja condições para fazê-lo, basta usar a criatividade e ter um pouco de força de vontade para fazer diferente.

Obrigada, pelo excelente trabalho e sinceramente espero continuar aprendendo.

Mossoró, 04 de abril de 2008.



[1] Aluna do 8º Período do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Disciplina Informática na Educação.

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