quinta-feira, setembro 18, 2008

Mossoró ganha destaque no Jornal da Record

A Capital do Oeste Potiguar ganha destaque mais uma vez na mídia nacional. Desta vez em uma das reportagens da série "Petróleo - Riqueza do Brasil", exibida no Jornal da Record durante essa semana. A matéria produzida por José Luiz Tavares, abordando o crescimento da cidade na última década, foi ao ar na edição de ontem do jornal. De acordo com a reportagem, o desenvolvimento de Mossoró se deve, principalmente, aos investimentos provenientes do setor petrolífero.

As informações passadas na matéria retrata a realidade vivida pela cidade. Apesar do crescimento, que pode ser visto, entre outras coisas, através dos investimentos na urbanização que mudaram a aparência do município, e o acelerado desenvolvimento em diversos setores, como a indústria petrolífera e a construção civil, Mossoró enfrenta um problema comum no país, a falta de mão de obra qualificada para atender a demanda dos setores.

O setor de construção civil passa por um ótimo momento, reflexo da verticalização da cidade. Hoje são encontrados inúmeros canteiros de obras em diversos pontos de Mossoró, e, em sua maioria, construções de grandes edifícios, comerciais ou residenciais.

Segundo a reportagem, o número de empregos formais criados na cidade triplicou na última década e a renda da cidade duplicou. No entanto, outro dado exibido na matéria, é que em um ano cerca de 14 mil pessoas de fora vieram morar em Mossoró, a maioria em busca das várias vagas disponíveis por falta de mão de obra qualificada local. Essa procura de profissionais de todas as regiões do país pode ser explicada com base em uma informação da Fundação Getúlio Vargas que afirma que Mossoró é um dos cem melhores lugares para se fazer carreira no Brasil.

Ainda em relação ao desenvolvimento do setor do petróleo está a possibilidade de haver petróleo na camada pré-sal da região. A Petrobras já está realizando estudos para a implantação de dois poços de exploração do petróleo em águas profundas da costa potiguar, o que com certeza abrirá novas vagas de emprego e que significa mais investimentos para a região.

Nenhum comentário: