Com retomada da economia, headhunters e empresas apontam quais as principais oportunidades oferecidas. Analistas em SAP e BI devem liderar o volume de posições no próximo ano.
Por Andrea Giardino, da Computerworld
Quem leu esta matéria também leu:
- Google prepara temporada de contratações no Brasil
- Windows 7 conquistou CIOs, diz Microsoft
- Anatel multa Oi em cerca de R$ 5 milhões
- Brasil é 16º em custo de vida X salário no mundo
Desenvolvido por:
Com a retomada dos projetos após o momento de turbulência, a guerra por talentos na área de TI promete esquentar novamente em 2010. De acordo com Fernando Mantovani, diretor da empresa de recrutamento de executivos Robert Half, oportunidades é que não vão faltar para profissionais bem preparados, certificações e inglês.
Perfil que há muito tempo vem sendo exigido pela indústria e pouco se encontra. “Há um ‘gap’ de formação grande e, a cada ano que passa, as organizações buscam profissionais mais completos”, diz. Se o cenário continuar como está, corre-se o risco de um apagão de talentos nos próximos dois anos, alerta o executivo.
A maior parte das vagas estará ligada a projetos de ERP, segundo afirma Mantovani. No entanto, destaca para uma mudança na forma como as empresas pretendem investir seus orçamentos na compra de versões novas ou substituição dos sistemas de gestão. “Algumas trocaram os projetos de longo prazo para vários de curto prazo.
Para Maurício Lubachescki, gerente de educação da SAP Brasil, a expectativa da fabricante é que haja níveis de crescimento similares aos que aconteceram há dez anos, quando houve uma explosão dos projetos de ERP por conta do bug do milênio. Na sua opinião, esse clima de otimismo deve-se ao fato do mercado viver uma forte demanda reprimida. “Assistiremos a um novo e surpreendente ‘boom’ no mercado”, destaca.
Cesar Castelli, presidente da Tata Consultance Service (TCS), braço de tecnologia do grupo indiano Tata, afirma que até o final do ano fiscal, que termina em março de 2010, a empresa pretende incorporar ao seu quadro de funcionários mais 100 pessoas, além das 100 já contratadas no começo de 2009 para dar suporte à demanda. “As contratações serão mais focadas em profissionais de nível técnico, de preferência com experiência em delivery”, diz. “Continuamos buscando candidatos que dominem o inglês e alguma linguagem ou programas específicos como Java, SAP ou Oracle”.
Na provedora de soluções de tecnologia Smart Solutions, as grandes oportunidades em 2010 serão para especialistas em Business Intelligence (BI). Hoje, um dos maiores problemas da empresa é encontrar profissionais disponíveis no mercado; uma raridade. A companhia conta com 14 vagas em aberto e também busca profissionais que atuem com BPM (gerenciamento de processos de negócios.
Gerentes de projetos, analistas de sistemas, profissionais ligados à internet e segurança da informação também estarão em alta no próximo ano, ressalta Daniel Schwebel, gerente da área de tecnologia da informação da consultoria Page Personnel, que atua em cargos de suporte à gerência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário