sexta-feira, março 19, 2010

Buenos Aires quer notebooks em todas as escolas até 2011

Buenos Aires quer notebooks em todas as escolas até 2011

< O prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, anunciou dia 17 de março um plano para fornecer notebooks para 170 mil alunos das escolas primárias da cidade até o final de 2011. Além dos computadores, a prefeitura vai fornecer acesso à internet e ferramentas de capacitação para os estudantes.

O projeto piloto do "Plano Integral de Informática Educativa" começa no final de abril em seis escolas, com um total de 815 crianças. Depois, aos poucos, será estendido às 528 escolas municipais, que têm 170 mil alunos e 14 mil professores. Segundo a prefeitura, em nota oficial, "a iniciativa é que as crianças usem o PC na sala de aula e levem para casa para compartilhar os benefícios com seus pais".

A cidade vai investir US$ 200 milhões no projeto, incluindo treinamento para os professores que irão ensinar os alunos a lidar com os sistemas operacionais Windows e Linux. A plataforma pedagógica terá materiais educativos para o ensino de espanhol, matemática e inglês. Segundo o prefeito, escolas privadas terão uma linha de crédito especial em um banco local para adotar a mesma tecnologia.

A prefeitura não informou a configuração das máquinas, mas diz que são "notebooks especialmente desenhados para as crianças, com baterias de longa duração, baixo custo e alta resistência a impactos. O acesso à internet terá filtros de navegação para evitar visitas a sites inconvenientes".

Nenhum comentário: