2010-11-08 21:52:57 |
Por Filipe Albuquerque |
Em palestra realizada para gestores de marketing e de vendas na Amcham Curitiba, o diretor de projetos da Isbiz Consulting, Pablo Castagnini, defendeu uma cultura de vendas embasada na “visão de 360 graus do consumidor” e uso de tecnologia robusta de CRM (mais conhecidos como Gestão de Relacionamento com Cliente). Segundo Castagnini, aplicar a visão de 360 graus do cliente implica em usar tecnologia de sistemas CRM para monitorar as interações com consumidor, identificar pontos falhos, adotar providências com agilidade e avaliar as campanhas de marketing. “Com informação e respostas ágeis se consegue aprimorar o relacionamento com o cliente e consequentemente manter vendas e receita”, completou. Castagnini avaliaque a participação das empresas de uma fatia do apetitoso bolo do mercado de e-commerce – cujo o volume de vendas até setembro deste ano está em R$ 7,6 bilhões (dados da Fecomércio – SP) - exige estratégia e organização da informação sobre cliente. E explica por que os sistemas líderes de CRM fazem a diferença: “o sistema permite monitorar os movimentos on-line e off-line do consumidor com a empresa e vice-versa, acompanhamento das ações da equipe de vendas, automação das interações do consumidor com sites de e-commerce e redes sociais, e centralização de todos os dados em um sistema único e transparente, e on-line para toda a empresa”. CRM: resultados práticos na ampliação de canais de vendas e retenção de clientes Sobre aplicações do sistema de CRM , na palestra foram citados dois exemplos: uma instituição de ensino e uma vinícola. No primeiro foi citada uma instituição de ensino que utiliza um CRM. A ferramenta integra a secretaria ao setor de retenção de clientes, assim quando a primeira recebe o pedido de histórico escolar de aluno inadimplente, o setor de retenção de clientes recebe o aviso do pedido e da possibilidade do aluno ter interesse em mudar de escola. Esta integração entre os setores e o cruzamento das informações permitem que o setor de retenção de clientes monitore em tempo real este aluno, e avalie a especulação do pedido de transferência e uma possível intenção de deixar para trás um débito. Outro exemplo foi no varejo de vinhos. Uma vinícola se deparava com o desafio de deixar de depender exclusivamente de um distribuidor, ou seja, deixar de ser “refém”, de um único canal de vendas. O conselho dado por Castagnini foi a implementação de um CRM que automatizasse a força de vendas, coletasse dados de marketing e preferências diretamente com o consumidor do vinho. A sugestão foi “ falar diretamente com o consumidor do vinho com o apoio da plataforma de CRM”, informou Pablo Castagnini. |
Doutora em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Professora Adjunto III Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Departamento de Informática.
terça-feira, novembro 09, 2010
Conheça as seis funcionalidades do CRM para potencializar as vendas
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